Mercado Dos Fornecedores

O que é o Drop Shipping? | Dropshipping nacional 2021 | Fornecedor de dropshipping nacional Nacional

dropshipping nacional

Quem deseja empreender com uma loja virtual sem estoque, pode ter no  dropshipping nacional o seu modelo de negócios ideal. Até 2025, estima-se que o mercado de dropshipping atinja mais de USD 500 bilhões, globalmente.

Essa forma de comércio depende da parceria com um bom fornecedor, que, além de produzir a mercadoria, se encarregue de estocá-la e enviá-la ao cliente. Aí surgem dúvidas quanto a qual tipo de fornecedor escolher: nacional ou internacional?

Se você quer começar a vendar online por meio de uma plataforma completa de gestão de pagamentos, temos uma ótima notícia para você!

Quer conhecer mais sobre os fornecedores dropshipping no Brasil e resolver essa questão? Leia o post de hoje!

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O que é dropshipping?

Dropshipping é um modelo de negócios no qual uma loja virtual foca somente nas vendas, enquanto um fornecedor parceiro é responsável por toda a parte de produção e entrega de produtos aos consumidores em nome da empresa vendedora.

Para trabalhar com dropshipping, o lojista deve criar seu e-commerce de acordo com o catálogo do fornecedor com o qual irá trabalhar. A partir daí, esse empreendedor cuidará do marketing dos produtos, das vendas, transações de pagamentos e do atendimento ao cliente.

Enquanto isso, o fornecedor produzirá a mercadoria e cuidará de todo o estoque de produtos. Quando uma venda for realizada no e-commerce do lojista parceiro, o fornecedor receberá a ordem do pedido e fará a logística de envio do produto ao consumidor.

O dono do e-commerce recebe o pagamento do cliente a preço de varejo e paga o fornecedor por esse produto a preço de atacado. Portanto, os lucros do dropshipping para o lojista são dados pela diferença entre o custo do produto no atacado (+ o custo do frete) e o preço de revenda no varejo ao cliente final.

Dessa forma, o empreendedor que deseja vender por dropshipping deve começar com a escolha de um bom fornecedor, prezando pelo preço, qualidade e reputação.

dropshipping nacional

Quais são as regras do dropshipping nacional?

Quando falamos em dropshipping, existem dois tipos de fornecedores: os nacionais e os internacionais.

Os internacionais mais conhecidos são a Aliexpress, Alibaba e a Oberlo. Como os produtos são importados, trabalha-se com um prazo maior de fornecimento e com uma política de trocas mais demorada. Também pode ser necessário o uso de cartão de crédito internacional para a realização dos pagamentos a esses fornecedores.

No Brasil, o interesse por esse modelo de venda vem crescendo. Por isso, quando o empreendedor opta por trabalhar com o dropshipping nacional, isso quer dizer que ele:

  • Terá como fornecedores apenas empresas nacionais;
  • Venderá para consumidores situados em território brasileiro;
  • Fará as transações tanto de compra quanto de venda em reais.

Veja a seguir as vantagens de cada tipo de dropshipping.

Dropshipping nacional ou internacional?

Conheça os prós e contras do dropshipping nacional e internacional:

Dropshipping nacional

Trabalhando com fornecedores e clientes apenas dentro do território brasileiro, o empresário tem as vantagens de:

  • Facilitar as transações comerciais por usar apenas a moeda brasileira, e não o dólar;
  • Otimizar as operações logísticas, devido às menores distâncias;
  • Operar com um tempo menor de entrega do produto ao cliente;
  • Ter uma operação de trocas dentro do território nacional;
  • Não pagar impostos de importação;
  • Poder conhecer de perto o fornecedor antes de optar por vender esses produtos.

Já as desvantagens são associadas à limitação de fornecedores brasileiros, como você verá adiante – não são tantas opções em relação às possibilidades internacionais.

Além disso, os fornecedores para dropshipping brasileiros não estão tão conectados às tendências internacionais, trabalhando com itens mais básicos.

Dropshipping internacional

Já o dropshipping internacional é conhecido por oferecer uma grande variedade de produtos, a maioria produzida na China. As vantagens para o empresário são:

  • Poder trabalhar com uma gama mais diversificada e diferenciada de produtos;
  • Contar com fornecedores altamente especializados em dropshipping;
  • Usar plataformas de e-commerce internacionais com funcionalidades específicas para dropshipping, como lojas pré-formatadas.

As desvantagens do fornecimento internacional são, como vimos, o tempo de entrega maior e a credibilidade dos produtos. Além disso, com as transações sendo em dólares, o lojista fica sujeito às variações de câmbio quando paga os fornecedores, e à necessidade de ter um cartão de crédito internacional.

dropshipping nacional

Quem são os fornecedores dropshipping nacional?

Os fornecedores dropshipping nacional atuam em diferentes categorias: eletrônicos, acessórios, moda e etc. Confira uma lista dos melhores nomes desse meio. 

Como escalar o meu negócio com dropshipping nacional? 

Os negócios que desejam escalar rapidamente precisam focar em otimizar custos e aumentar as vendas. Nesse sentido, trabalhar no modelo de dropshipping permite que os investimentos no negócio sejam menores e, encontrando um produto de sucesso pra vender, o lojista poderá ter bons lucros e expandir mais rapidamente.

Algumas formas de escalar um negócio dropshipping em relação ao modelo tradicional de vendas são:

  • Não precisar comprar antecipadamente os itens para vender;
  • Oferecer uma ampla gama de produtos que o fornecedor possua, já que o catálogo é virtual, ou seja, não é preciso o lojista ter os produtos fisicamente para vender;
  • Cortar custos relacionados ao estoque, já que ele ficará com terceiros;
  • Deixar o processamento de encomendas a cargo do fornecedor dropshipping nacional;
  • Direcionar esforços somente em marketing e vendas.

Quando seu e-commerce não é vinculado a um marketplace ou a uma plataforma de um dropshipping exclusivo, você pode trabalhar com produtos de diferentes fornecedores para seu público.

Portanto, a dica para escalar seu negócio com dropshipping é oferecer mais produtos no seu e-commerce, já que você só vai pagar por eles quando vendê-los. 

Assim, torna-se totalmente possível e necessário concentrar esforços em ações de marketing para aumentar suas vendas, já que praticamente não haverá mais nenhum custo prévio além da plataforma de e-commerce e do marketing digital.

E mais!

Outra forma de escalar seu e-commerce é transformando seu negócio em um clube de assinaturas. Você pode oferecer um box de produtos ao seu cliente, por meio de planos mensais ou de outra periodicidade de sua preferência. Isso agrega valor aos produtos e ao serviço, permitindo maior margem de lucro na precificação.

Não se esqueça de que o crescimento de um negócio também vem junto com os meios de pagamento que ele oferece!

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